Como avaliar as propostas comerciais e ter sucesso na contratação de serviços

Por que incluir a manutenção predial no orçamento da empresa?
18 janeiro, 2019
Exibir tudo

Como avaliar as propostas comerciais e ter sucesso na contratação de serviços

Quando vamos fazer uma cotação de produtos na mesma configuração fica mais fácil tomar o preço como parâmetro principal, mas quando se trata de cotação de serviços, não podemos dizer o mesmo. Avaliar apenas o preço poderá trazer dor de cabeça posteriormente, visto que a qualidade e a garantia dos serviços pode ser comprometida.

Os profissionais que atuam no setor de compras ou pessoas que atuam no setor de manutenção predial precisam analisar propostas comerciais de empresas prestadoras de serviços para atender as demandas que surgem na sua área. Para tomar uma boa decisão é importante atentar para alguns pontos que podem fazer a diferença na análise e posterior tomada de decisão.

 

1 – Verificar a apresentação da proposta

  • É a verificação inicial onde se analisa se a proposta está bem redigida, ou seja, se está bem apresentável, clara e se a quantidade de informações é suficiente para o bom entendimento do serviço proposto.
  • Verificar se os serviços estão apresentados com clareza, se consta o prazo de execução, o cronograma, se o escopo do serviço apresenta uma linguagem acessível, detalhada e se atende as normas técnicas pelas quais deve ser regido.

 

2 – Analisar se o escopo do serviço da proposta comercial contempla a solução completa da sua solicitação.

  • Realizar uma comparação das soluções que constam nas propostas das empresas prestadoras de serviço a fim de avaliar se existe alguma divergência entre elas.
  • Nessa etapa, caso haja necessidade, é importante solicitar das prestadoras uma visita para melhor entendimento da solução que consta na proposta.
  • Se existir alguma divergência nas soluções, é importante entrar em contato com a empresa que teve a proposta divergente afim de saber se existe alguma possibilidade de ser contemplado todo serviço, ou seja, é importante avaliar cada item do escopo com o profissional da empresa prestadora de serviço.

 

3 – Verificar a seriedade da empresa e dos profissionais

  • Avaliar o portfólio da empresa e verificar se realmente atua na área a que se propõe executar o serviço. Neste caso, seria uma empresa de engenharia e manutenção predial. O tempo de mercado e a experiência da empresa contam pontos na qualidade do serviço que será feito.
  • Atentar para a experiência dos profissionais que irão executar o serviço. Profissionais especializados, qualificados e experientes irão ter maior conhecimento a respeito do serviço e gerar maior garantia de qualidade na execução.

 

4 – Verificar se a empresa dispõe das documentações necessárias e profissionais habilitados para o trabalho solicitado

  • Avaliar se a empresa prestadora de serviços dispõe, de profissionais habilitados para o serviço. Por exemplo, se tem engenheiros com registro no CREA para certos trabalhos; se os profissionais estão qualificados sobre normas de segurança como NR-35 e NR-10 (normas referentes a trabalhos em altura e segurança nas instalações elétricas).
  • Alguns serviços específicos precisam de certos requisitos para o profissional que irão garantir a qualidade na sua execução, por exemplo:

 – Manutenção do SPDA – o profissional habilitado precisa ter o registro no CREA e precisa ter conhecimento da norma  da ABNT que rege o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas ou sistema de para-raios) para projetar, selecionar os materiais adequados e garantir a segurança da instalação.

– Análise termográfica – O profissional precisa de qualificação para operar a câmera termográfica e garantir um relatório mais exato e de qualidade que será resultado da inspeção termográfica. Nem toda inspeção termográfica garantirá resultados corretos justamente por causa da falta de qualificação da pessoa que utiliza a câmera, que precisa ser bem regulada, caso contrário o relatório gerado estará cheio de informações inconsistentes e imprecisas.

 

O importante é buscar sempre o equilíbrio entre preço e qualidade. Uma empresa que tenha boas referências e um bom portfólio de clientes, prezará pela qualidade no que faz, orientará a melhor forma de realizar os seus objetivos de manutenção, seguirá as normas técnicas e buscará os materiais que tenham maior durabilidade para cada serviço.

Uma boa escolha impacta na redução de custos de manutenção corretiva, na manutenção da vida útil dos equipamentos e da estrutura da edificação, na qualidade da prestação dos serviços e na qualidade de vida das pessoas. Por todos esses motivos, escolher apenas pelo preço, sem avaliar todos os aspectos mencionados acima, pode gerar preocupações futuras, retrabalhos e custos muito maiores posteriormente. Então, não deixe de avaliar com critérios. E que venham as melhores escolhas!

 

SOLICITE A SUA VISITA PARA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *