Qual a periodicidade da manutenção do SPDA?

A manutenção ineficaz do SPDA não protege as suas instalações
17 julho, 2018
Por que incluir a manutenção predial no orçamento da empresa?
18 janeiro, 2019
Exibir tudo

Qual a periodicidade da manutenção do SPDA?

A norma vigente (NBR 5419) do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o SPDA (para-raios), fala que o sistema passa a ser confiável com a regularidade das inspeções que irá determinar o prazo para a manutenção de acordo com avaliação do profissional.

No item 7.4.1 a norma diz: “A regularidade das inspeções é condição fundamental para a confiabilidade de um SPDA. O responsável pela estrutura deve ser informado de todas as irregularidades observadas por meio de relatório técnico emitido após cada inspeção periódica. Cabe ao profissional emitente da documentação recomendar, baseado nos danos encontrados, o prazo de manutenção no sistema, que pode variar desde “imediato” a “item de manutenção preventiva”.

Ainda, de acordo com a norma, as inspeções devem ser feitas nas seguintes condições e períodos:

  • Durante a construção da estrutura;
  • Após a instalação do SPDA, no momento da emissão do documentoas built;
  • Após alterações ou reparos, ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica;

Inspeção visual semestral apontando eventuais pontos deteriorados no sistema;

  • Periodicamente, realizada por profissional habilitado e capacitado a exercer esta atividade, com emissão de documentação pertinente, em intervalos determinados, assim relacionados: um ano, para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.), ou ainda estruturas pertencentes a fornecedores de serviços considerados essenciais (energia, água, sinais etc.); e três anos, para as demais estruturas.

É importante atentar para a periodicidade das inspeções do SPDA e sua adequada manutenção e adequação para garantir o seu pleno funcionamento, evitar os riscos de um sistema ineficaz, além de visar a segurança das suas instalações e das pessoas.

SOLICITE A SUA VISITA PARA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *