O Seu SPDA está de acordo com a norma vigente?

Como aumentar a vida útil dos aparelhos de ar-condicionado?
17 julho, 2018
A manutenção ineficaz do SPDA não protege as suas instalações
17 julho, 2018
Exibir tudo

O Seu SPDA está de acordo com a norma vigente?

A norma vigente do SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – também conhecido como para-raios, é a NBR 5419 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicada em 22 de maio de 2015. As mudanças que vieram com essa norma têm como objetivo maior elevar o nível de proteção das estruturas, pessoas e equipamentos elétricos contra os efeitos das descargas atmosféricas nas edificações.

Os profissionais do setor elétrico são obrigados a realizar as vistorias técnicas de acordo com as novas regras vigentes na data dessa vistoria. Apesar de norma técnica não ser uma lei, passa a ter força de lei quando o Código de Defesa do Consumidor e a NR10 do Ministério do trabalho, que são leis federais, exigem a sua aplicação. Desde o projeto até a emissão da documentação final, se faz necessário o cumprimento da norma pela empresa contratada e/ou profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Com a alteração da norma da ABNT NBR 5419 em 2015, é necessária a adequação do sistema de acordo a norma atualizada. Então, será realizada a vistoria técnica do SPDA do local e serão verificadas as adequações necessárias, assim como as condições físicas das instalações (captores, hastes, cabos e conexões).

Além disso, serão realizadas as medições elétricas do sistema, com equipamentos devidamente aferidos e certificados, para verificação da integridade física dos componentes do para-raios. Com essas ações, o cliente poderá ter um SPDA confiável, minimizando os riscos às pessoas e ao patrimônio e se mantendo conforme as exigências normativas.

SOLICITE A SUA VISITA PARA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *