Como aumentar a vida útil dos aparelhos de ar-condicionado?

A falta de manutenção do ar-condicionado traz riscos à saúde
17 julho, 2018
O Seu SPDA está de acordo com a norma vigente?
17 julho, 2018
Exibir tudo

Como aumentar a vida útil dos aparelhos de ar-condicionado?

A manutenção preventiva do aparelho do ar-condicionado com profissionais especializados é fundamental e, sem dúvida, o que irá aumentar a sua vida útil. A manutenção inclui a limpeza, a verificação de componentes, a realização de teste nos componentes elétricos e mecânicos do equipamento, a substituição de peças por tempo de uso e a realização de ensaios técnicos nos equipamentos.

É preciso tomar cuidado com a limpeza dos filtros apenas, pois ela não irá garantir que a conservação e limpeza plena do equipamento. O importante é deixar esse trabalho na mão de profissionais especializados, evitando assim, o desgaste do aparelho e os aborrecimentos por uma manutenção inadequada. Por isso, é importante fazer a manutenção com empresa especializada.

O plano de manutenção de ar-condicionados, o PMOC, irá conter as periodicidades das rotinas de manutenção que podem ser mensais, trimestrais e semestrais a depender da necessidade do estabelecimento a ser definida pelo profissional especializado. O ar-condicionado acompanhado pelo PMOC e com equipe especializada apresentará um bom rendimento, uma redução de cerca 20% no consumo de energia e preservará a saúde das pessoas.

Outra dica é adquirir aparelhos com potência adequada para o ambiente a ser climatizado, pois se tiverem potência de refrigeração inferior à que o ambiente precisa, se desgastarão pelo uso excessivo de funcionamento para atingir a temperatura necessária, visto que a tendência dos usuários será colocar o aparelho sempre nas temperaturas mínimas. As temperaturas mínimas programadas pelos usuários consomem mais energia, por isso aconselha-se manter a temperatura do equipamento entre 22ºC e 24ºC.

Não se pode esquecer também de fazer a proteção da unidade externa do aparelho de ar-condicionado. Os ar-condicionados de áreas litorâneas precisam de cuidados extras para preservação dessas unidades. Essa proteção deve ser feita sem obstruir as grades de ventilação.

SOLICITE A SUA VISITA PARA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *