A manutenção ineficaz do SPDA não protege as suas instalações

O Seu SPDA está de acordo com a norma vigente?
17 julho, 2018
Qual a periodicidade da manutenção do SPDA?
17 julho, 2018
Exibir tudo

A manutenção ineficaz do SPDA não protege as suas instalações

É preciso adequar as instalações do SPDA (para-raios) à norma vigente da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Se as instalações não estão adequadas é preciso fazer um projeto de adequação que irá sinalizar o que é preciso para adequar o SPDA da edificação às exigências na norma técnica através da identificação de três tipos de inadequações do SPDA.

Podem ser observados três tipos de inadequações que serão sinalizadas no projeto: a primeira ocorre pela má execução do projeto executivo, a segunda ocorre pela falta ou má execução da manutenção periódica e a terceira ocorre pela falta de atualização com a atual norma técnica, ou seja, após a mudança de algumas prescrições normativas que visam proporcionar mais segurança às instalações da edificação de uma norma técnica da ABNT que já se encontra em vigor.

Ao realizar as adequações do SPDA, o contratante estará evitando autuações por parte de órgãos fiscalizadores (Ministério do Trabalho ou Corpo de Bombeiros) e evitará responder civil e criminalmente pelo condomínio por negligência ou omissão. Além de não cumprir as normas, o sistema ineficaz irá colocar em risco as instalações e as pessoas já que não irá funcionar adequadamente.

O Sistema de Proteção contra os Descargas Atmosféricos que estiver inadequado não irá garantir a devida segurança às pessoas, animais e as instalações da edificação. Estes estarão sujeitos a centelhamentos perigosos (pequenas descargas ou arcos elétricos que podem causar choques, incêndios ou queima de equipamentos eletroeletrônicos), o que pode danificar a estrutura da edificação.

SOLICITE A SUA VISITA PARA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *