A manutenção dos ar-condicionados deve ser feita periodicamente e de forma programada conforme o PMOC. Não só a limpeza dos filtros é fundamental, mas também a limpeza dos componentes internos que dever ser feita por profissionais especializados para garantir a limpeza adequada. Não adianta improvisar ou limpar só os filtros e não garantir a boa manutenção do aparelho.
A periodicidade vai depender do tipo de atividade da empresa e da quantidade de pessoas que circulam diariamente no local. Normalmente, a limpeza de filtros deve ser feita mensalmente e a limpeza dos componentes internos a cada seis meses, mas a periodicidade pode ser menor se for necessário. Quando o aparelho não está resfriando, já pode ser sinal de grande acúmulo de sujeira.
A limpeza dos ar-condicionados de forma adequada irá garantir um ar mais limpo e consequentemente a preservação da saúde das pessoas que estão circulando no local. O ar-condicionado sujo irá conter muita poeira, fungos e outros microrganismos que podem comprometer a saúde respiratória das pessoas.
O aparelho sem manutenção e limpeza irá apresentar mau cheiro, vazamento de água, baixo resfriamento e baixo rendimento consumindo mais energia para resfriar o ambiente. Além disso, o filtro e outros componentes sujos no aparelho de ar-condicionado fazem com que o aparelho trabalhe sobrecarregado provocando uma redução na vida útil do equipamento.
Se você já faz a manutenção do seu ar-condicionado conforme as nossas dicas, parabéns, mas se você não faz ou se ainda não tem certeza se está sendo feita de forma correta, não espere mais para economizar energia e preservar a saúde das pessoas. Busque opinião especializada.